Apple está determinada a disputar o mercado de games com o Mac

A lista promete contar com vários games AAA de peso.

Divulgação Apple

Já faz algum tempo que o nome Mac está distante entre os gamers. A Appel tem mantido esse contato mais relacionado à jogatina portátil com o iPhone, iPad e até mesmo no Settop box Apple Tv.

Esse distanciamento do Mac com universo game se deu a partir de 2003, quando a Steam por algum tempo só rodava no Windows.  Apenas em 2010 a versão para OS X ficou pronta.

Enquanto isso houve um avanço muito grande de componentes para PCs deixando o mercado gamer extremamente movimentado. O desinteresse da Apple por esse nicho só veio a minar ainda mais o desejo dos desenvolvedores em levar títulos para o Mac.

Divulgação: Apple

A Valve (empresa norte-americana desenvolvedora de jogos eletrônicos) em 2012 trouxe a Steam para o Linux: a SteamOs.  Para isso ela teve que recorrer ao Wine, que conseguiu interromper o código original do game win32 para que ele rodasse em Unix.  Criando um unificador de comandos que trabalhou em mais de 20.000 linhas de códigos e comandos de portabilidade voltada exclusivamente para jogos Windows/Mac chamada de: Game Porting Toolkiit (GPT).

 

Entendendo o plano Apple:

 

Durante a WWDC 2023, a Apple apresentou novas e poderosas ferramentas de desenvolvimento, que aliadas à família de processadores Apple Silicon, visam posicionar o MacOS como uma plataforma séria para grandes jogos. Tentando reduzir o trabalho, eles decidiram dividir o processo em três partes:

  1. Avaliação: checar como um game roda nos Macs Silicon;
  2. Conversão de shaders e juntá-los para o Mac;
  3. Conversão de código e otimização de performance.

Além de permitir a emulação de games do Windows, o GPTK oferece ferramentas de conversão de código, APIs, gráficos, shaders, pacote completo, em 3 frentes: Windows → macOS, x86 → ARM64, DirectX 12 → Metal 3.

Apesar de alguns desenvolvedores afirmarem que terão que dobrar o tempo de desenvolvimento, alguns Studios já embarcaram nessa ideia como: Capcom, Blizzard e Kojima.

É realmente uma grande aposta dizer com certeza de que Apple poderá ou não virar esse jogo.  Até porque sabemos que o maior problema que Apple vai enfrentar não será técnico e sim simplesmente de negócios e a livre customização que os Pcs oferecem aos gamers.

Luiza Perazzini

Criadora de Conteúdo

Luiza e formada em Publicidade e Marketing Digital, cria conteudo e realiza streaming para o Nerdty.