No dia 27 de abril estreiou nos cinemas brasileiros o filme Os Cavaleiros do Zodiaco – O Começo. E nós fomos assistir e agora tambem vamos contar se vale ou não investir seu tempo e dinheiro nele.
O filme veio para contar a história de Seiya, um obstinado adolescente de rua, que passa seu tempo lutando por dinheiro enquanto procura por sua irmã sequestrada. Quando uma de suas lutas inadvertidamente desperta poderes místicos que ele nunca soube que tinha, é então que Seiya se vê lançado em um mundo de santos guerreiros, treinamento mágico antigo e uma deusa reencarnada que precisa de sua proteção. E para sobreviver, precisará abraçar seu destino e sacrificar tudo para ocupar seu lugar de direito entre os Cavaleiros do Zodíaco.
O filme tem muita diferença para a história original de Masami Kurumada, principalmente na história central. Por mais que o desejo de trazer o máximo possível do filme para a realidade.
Mas essa tentativa fez com que a adaptação não só se distanciasse da história principal, como também, acabou criando um enrredo completamente diferente.
Com isso, a adaptação do live-action acaba tendo como essencia uma nova história para os Cavaleiros do Zodiaco, e isto, para pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer o mangá e também o anime de Kurumada, podem acabar desencantando com o filme apresentado ápos conhece-los.
Digo isso, porque o filme nos apresentou sequestros de pessoas que possuem cosmo, armaduras que se moldam de acordo com a vontade do cavaleiro quase como se fossem evoluções de pokémon, transformação de Saori de uma humana para uma deusa descontrolada, um cavaleiro de Atena que está disposto a mata-la para proteger a terra de uma deusa aniquinadola e pessoas que tem seus cosmos sugados do corpo as levando a morte.
Nada disso existe realmente na história original, e isto, para quem é fã da franquia chega a ser não só frustrante como desencantador. Talvez por isso, o live-action não tenha se conectado com seus fãs levando ao fracasso de bileteria nos cinemas brasileiros.
Quanto a escolha dos atores para seus personagens, confesso que foram certeiras, e gostaria de te-los visto encenando a história real.
A mudança de nomes no filme legendado me incomodou demais, por mais que a legenda me apresentasse os nomes antigos dos personagens, ao escutar nomes completamente diferentes a estranheza me desconectou um pouco mais do filme.
Fora isso, deixando todas essas coisas de lado, é um filme bom para se distrair, com efeitos muito bem empregados e que em vários momentos me causaram boa nostalgia por me trazer um vislumbre de ver os cavaleiros no “mundo real”.
Agora se vale realmente a pena gastar um bom dinheiro para assistir nos cinemas, não infelizmente não vale. E a nota que tenho para esse filme é a mais baixa que já entreguei até hoje, temos aqui um 4.0.
Agora se mesmo assim você quer tirar suas conclusões, você pode aguardar mais um pouquinho e esperar sair o filme no aluguel da Prime Vídeo ou gratuito em um dos streamings escolhidos pela sony.
Luiza e formada em Publicidade e Marketing Digital, cria conteudo e realiza streaming para o Nerdty.