Parece que a longa compra da Microsoft pela Activision Blizzard deve terminar na próxima semana com a conclusão iminente de sua aquisição da empresa por trás de Call of Duty por US$ 69 bilhões.
O site The Verge relatou que a Microsoft deve fechar o acordo na sexta-feira, 13 de outubro, enquanto aguarda a aprovação final do Reino Unido. Se for verdade, ocorrerá apenas cinco dias antes do prazo final de 18 de outubro que foi acordado entre as duas partes.
No mês passado, a Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) do Reino Unido aprovou provisoriamente a compra da Activision Blizzard pela Microsoft depois que um acordo foi apresentado que incluía a alienação de seu negócio de jogos em nuvem para a Ubisoft, fabricante de Assassin’s Creed. A aprovação final da CMA deve ocorrer na próxima semana, abrindo a porta para a Microsoft concluir sua fusão imediatamente.
A Microsoft já derrotou a Comissão Federal de Comércio (FTC) dos EUA em tribunal, obteve a aprovação do principal regulador, a Comissão Europeia, garantindo um acordo com a Sony para o fornecimento de jogos da Activision na PlayStation durante uma década.
Ainda assim, é importante lembrar que a FTC tem um recurso interposto no Tribunal de Apelações do Nono Circuito dos EUA, mas a decisão sobre isso só será tomada no início de dezembro. O órgão dos EUA também tem um caso administrativo próprio aguardando nos bastidores, mas só deve começar 21 dias após o Nono Circuito decidir sobre o recurso. Mas, ao que tudo indica, a FTC pretende desfazer a fusão após o facto, embora os especialistas digam que tal medida seria sem precedentes.
Por isso, consumidores e empresas já se voltaram para a integração da Microsoft com os negócios da Activision Blizzard e qual seria o futuro de jogos como Call of Duty. Em uma entrevista para um site de entretenimento, o CEO da Xbox, Phil Spencer, indicou que seria necessário trabalhar para colocar os jogos da Activision Blizzard no Game Pass assim que o acordo for fechado, confira a seguir a fala do presidente:
“Quero garantir que as pessoas saibam que há trabalho para realmente mover os jogos para o Game Pass. Então, para as pessoas que acham que o negócio vai ser fechado e aí tudo fica disponível, isso não é verdade. E não tem sido verdade em outras aquisições que fizemos. Então, levará definitivamente tempo para colocar os jogos no portfólio.”
Fiquem atentos por aqui no site para os próximos acontecimentos!
Luiza e formada em Publicidade e Marketing Digital, cria conteudo e realiza streaming para o Nerdty.