Durante a WWDC 2023, a Apple finalmente anunciou o seu headset de realidade aumentada.
O anuncio foi feito pelo CEO da Apple, Tim Cook, que subiu ao palco para mostrar o novo produto revolucionário da empresa.
O Vision Pro, vai ser o headset que introduzirá a “computação espacial” para os consumidores, e mesmo que tenha sido remonstrado vários efeitos de realidade aumentada, ele também é capaz de alternar para realidade virtual sem problemas usando um dial instalado no produto.
Durante a apresentação do aparelho o CEO da Apple Tim Cook disse: “Assim como o Mac nos apresentou a computação pessoal e o iPhone nos apresentou a computação móvel, o Apple Vision Pro nos apresenta a computação espacial. Criado com base em décadas de inovação da Apple, o Vision Pro está anos à frente e é diferente de tudo o que foi criado antes – com um novo sistema revolucionário e milhares de inovações revolucionárias. Ele proporciona experiências incríveis para nossos usuários e novas oportunidades empolgantes para nossos desenvolvedores.”
Como em qualquer outra plataforma de computação que a Apple anunciou, o Vision Pro usará o VisionOS, que é o primeiro sistema operacional projetado desde o início para computação espacial. Ao contrário dos outros sistemas operacionais da Apple, como iOS e MacOS, o VisionOS é uma interface de usuário tridimensional que “liberta o aplicativo dos limites de uma tela”.
A Apple ainda observa que o Vision Pro vai permitir que os usuários sejam mais produtivos, acessem seus aplicativos favoritos e encontrem novas maneiras de realizar multitarefas. Com base em como a Apple comercializará o aparelho, parece que o headset servirá mais como um concorrente direto do Meta Quest Pro e não tanto como devices mais voltados para jogos, como o Quest 2 ou o recém-anunciado Quest 3.
O headset incluirá dois chips: o M2, e o chip R1, projetado para processar as 12 câmeras, cinco sensores e seis microfones do Vision Pro para garantir que o conteúdo apareça em tempo real para os usuários. Com o R1, novas imagens são transmitidas aos monitores do Vision Pro em 12 milissegundos, de acordo com a Apple.
No que diz respeito à duração da bateria, o aparelho foi projetado para uso durante todo o dia, com ele plugado, e “até duas horas de uso” com a bateria externa do Vision Pro, conforme visto na imagem a seguir:
O Vision Pro também inclui um recurso chamado EyeSight, descrito pela empresa como uma “inovação extraordinária que vai ajudar os usuários a permanecerem conectados com as pessoas ao seu redor”. Um recurso interessante de se ter, pois certamente é comum que as pessoas esbarrem em outras pessoas ou objetos ao usar um aparelho que cobre os olhos.
O Vision Pro inclui dois monitores de alta resolução, que a Apple espera que permitam aos usuários usar o aparelho como uma sala de cinema pessoal com uma tela enorme e um avançado sistema de áudio espacial. Embora seja certo que o Apple TV+ será compatível com o Vision Pro, o Disney Plus chegará ao headset para o lançamento do aparelho.
A Apple confirmou também que o Vision Pro será lançado em algum momento “no início do próximo ano” e será vendido por US$ 3.499, e por enquanto, o aparelho será comercializado apenas nos EUA.
Luiza e formada em Publicidade e Marketing Digital, cria conteudo e realiza streaming para o Nerdty.